quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Museu da Misericórdia, em Salvador

Li em algum lugar que o Museu da Misericórdia é um dos museus mais visitados de Salvador, depois vi em algum blog algumas informações, gostei e fui lá. O problema é que as informações do blog não eram corretas, então vou eu aqui fazer um post específico falando do museu, com informações acertadas.

Ele é um museu da Santa Casa, fala sobre a história da Santa Casa (o prédio é o prédio onde era muito antigamente o hospital). E por a Santa Casa ser muito antiga na cidade, ela se confunde com a história de Salvador e da Bahia, então é uma visita repleta de coisas interessantes para quem gosta de história. Fica no Centro Histórico, próximo ao Pelourinho, bem fácil chegar.

Ponto importante a saber: a visita é guiada. Os guias do museu acompanham a visita, falando sobre o lugar e contando as histórias. Você não pode ir sozinho, há ouro envolvido, e coisas muito caras para deixarem turistas soltos por lá. Então, mesmo se você for sozinho, haverá, creio, um guia para seguir com você (fomos duas pessoas, e havia uma guia muito eficiente para nos acompanhar - infelizmente, esqueci seu nome).

Tinha lido que o Museu é composto por obras doadas para a Santa Casa, mas isso não é verdade. Como disse, se trata da história da Santa Casa, da cidade e de como funcionava o esquema do hospital, das pessoas ricas que eram os provedores, a roda dos enjeitados, a farmácia, a formação da administração dentre os maiores doadores, como era o orfanato formato pelas crianças deixadas lá, a arquitetura do local. Tudo muito interessante, na verdade, e estar acompanhado de uma guia enriqueceu muito a visita, embora eu não seja de gostar de guias (mas os museus que fui em Salvador tinham falta mesmo de explicações nas coisas, então um guia acaba ajudando a entender).

A gente vai visitando todas as partes do prédio, começando pela igreja (que é de antes de 1700) - e aqui a guia nos deu uma informação fantástica: a diferenciação entre uma igreja de decoração barroca e uma de decoração rococó (a de lá, é rococó, embora quem não saiba possa dizer que é barroca, por causa do ouro, mas há diferenciações bem simples de se perceber).

Vale muito a pena a visita, durou em torno de uma hora (um pouco menos) e saí de lá sabendo bem mais do que quando entrei. Me interessou principalmente as histórias dos doadores, e provedores, e pessoas ricas que queriam comprar um pedaço no céu doando seus bens para o hospital, e coisas a assim. Há retratos deles em várias partes.

De lá também se tem uma vista muito boa, e é ótimo para fotografar o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda.

O altar rococó

Rico azulejo português

Escada de mármore com mármores coloridos


A roda

O primeiro carro da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...